Na atualização para a versão 10, o Avira AntiVir Personal recebeu uma nova roupagem. O visual está com novos desenhos mais limpos e um novo fundo, mais escuro. Os menus e funções estão todos organizados da mesma maneira que as versões anteriores do antivírus.
Seus desenvolvedores se preocuparam com as definições do banco de dados. O usuário pode ficar tranquilo, já que o programa conta com recursos que identificam arquivos com códigos maliciosos mesmo se eles ainda não estiverem atualizados no banco de dados.
A janela principal do programa é organizada de maneira lógica e legível, sem frescuras ou efeitos especiais que somente deixam o computador mais devagar. Para iniciar uma busca por vírus, basta clicar em 'Verificar sistema agora', essa opção procura por vírus nas áreas mais vulneráveis do sistema.
O Avira é instalado com uma configuração equilibrada, com atualizações automáticas e opções de proteção adequadas para o usuário comum. Para quem prefere ter um controle maior sobre as opções do programa, basta pressionar [F8] para abrir a tela de configuração e nela ativar aquelas que considerar adequadas.
Como nem tudo é perfeito, o Avira não foge à regra e possui um detalhe que pode incomodar o usuário: uma janela de propaganda aparece de tempos em tempos durante a atualização da proteção de vírus. Apesar disso, é um preço razoável a se pagar por um bom antivírus grátis.
Faz backup e restauração de dados apenas na versão registrada ou paga;